terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reiniciar um computador com Windows XP Usando o Remote Desktop Protocol (RDP)


Estamos freqüentemente envolvidos em projetos com pequenas e médias organizações. Devido ao tamanho de tais organizações geralmente a infra-estrutura de rede disponível é limitada como resultado de orçamentos menores do que os seus concorrentes maiores. Um efeito colateral desse orçamento reduzido é que os nossos clientes, por vezes, precisa de hardware e software para funcionar de maneiras que não é exatamente o projetado.

Um exemplo disso é muitas vezes não ser capaz de pagar a taxa de licença para Windows Server e, em vez de usar o Windows XP Professional ou mesmo o Windows XP Home para executar um arquivo central, de impressão ou servidor de banco de dados. É evidente que esta abordagem não iria trabalhar para um controlador de domínio do Microsoft Active Directory, mas pode ser usado para muitos outros tipos de servidor e há momentos em que não há outra opção.

Há dois aspectos negativos de usabilidade para estar ciente de administração remota quando se toma a decisão de usar o Microsoft Windows XP em vez do Windows Server.

O primeiro é que o Windows XP Professional quando acessado através Remote Desktop Protocol (RDP) não exibir um log off ou uma opção de reset no desligamento - a única opção é desligar o servidor que não é o ideal, e isso significa que não irá reiniciar depois, o que pode ser resolvido.

A maneira mais simples de resolver o problema é criar um arquivo de lote para reiniciar o servidor, para fazer isso:

1. Abra o bloco de notas (ou outro editor de texto)

2. Tipo: shutdown-r-t 5

3. Salve o arquivo em algum lugar sensível (como o desktop) com um nome como restart.bat, o importante é que termina com a extensão. Morcego

Para executar o arquivo basta clicar duas vezes nele, os switches no comando de desligamento são:

-R = reiniciar (em vez de desligamento)

-T 5 = a quantidade de tempo de espera antes de reiniciar em segundos - neste caso 5 segundos.

A segunda questão é que a funcionalidade do terminal de serviços disponíveis para facilitar a administração remota através de ferramentas como o RDP só é suficiente para permitir que um usuário para fazer logon em um momento. Isso pode causar problemas se você usá-lo como um servidor de desenvolvimento, por exemplo, mas como um armazenamento de arquivos é improvável que você quer mais do que um ou dois administradores - com um pequeno número que pode controlar a situação por telefonemas.

Techita aconselho sempre que possível usar a versão do sistema operacional projetado para o papel que pretende o servidor para executar, no entanto, quando isso não é apenas possível, esta dica pode fazer a gestão que pouco mais simples....

Nenhum comentário:

Postar um comentário