terça-feira, 16 de outubro de 2012

Linux e Windows Web Hosting comparação


Ao escolher uma solução de hospedagem web a primeira coisa que você deve considerar é o sistema operacional adequado para o seu projeto. Os principais sistemas operacionais de hospedagem incluem o Microsoft Windows e Linux. Há também soluções possíveis através Unix e Macintosh, mas estes são menos populares devido ao suporte de hardware e software.

Este artigo irá se concentrar nas soluções populares do Windows e do Linux. Baseado em um determinado requisito cada sistema operacional serve o seu propósito original. Comparações abaixo são feitas sobre aspectos importantes de cada sistema operativo.

Segurança

A segurança é uma das áreas mais importantes dentro da indústria. É um equívoco comum que servidores Windows contêm vulnerabilidades mais do que servidores Linux. Os riscos de segurança são muitas vezes a culpa da administração, e não o sistema operacional. Garantindo que as atualizações de software e patches de segurança, bem como outras tarefas são sempre atualizados é apenas parte do trabalho de um administrador de segurança boa. Conforme o software evolui sempre haverá novos riscos de segurança e isso não vai mudar. Por segurança, olhar para a sua equipa de gestão do servidor e não o sistema operacional.

Acesso

O tipo mais comum de acesso ao servidor FTP e é ambas as plataformas permitem este tipo de acesso. Com base no software instalado ambos também permitir o acesso ao painel de controle padrão. A principal diferença aqui é que o Linux é capaz de suportar o acesso SSH e telnet. Windows tem a capacidade de suportar telnet no entanto, ele não é nem padrão nem comum.

Tipos de arquivo

Windows e Linux, ambos suporte padrão HTML, Cold Fusion e arquivos JavaScript. Em um ponto que não foi possível utilizar as extensões do FrontPage em um servidor Linux, mas agora é possível para servidores baseados em Linux para executar tipos de arquivo do FrontPage. Plataformas de CGI e Perl são mais frequentemente suportados pelo Linux do que o Windows. Se você precisar usar um desses tipos de arquivos no Windows ter certeza de que o software é especificamente suportada. PHP é suportado no Linux, enquanto ASP é comumente suportado pelo Windows.

Bases de dados

Este é muitas vezes onde as plataformas podem fazer a diferença. Bases de dados de acesso só são suportados pelo Windows, onde bancos de dados MySQL são mais comumente encontradas em servidores Linux, mas ainda são suportados por servidores Windows. Muitos usuários mantendo suas bases de dados através de acesso vai querer executar um servidor Windows e vice-versa.

Houve um tempo em que os sistemas operacionais fez uma grande diferença. Atualmente, a maioria das plataformas são suportadas no Linux e no Windows. Basta ter a certeza quando comprar um servidor que você tem tudo que precisa para desenvolver plenamente o seu projeto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário